Histórico


Como surgiu e continuará a camerata segundo seu idealizador Zdenek Svab




"Nos encontros com os jovens estudantes de música em Teresópolis, veio a idéia  de tentar juntar vários instrumentistas e realizar ensaios para ver quais resultados poderíamos alcançar. O entusiasmo brotou de tal maneira que logo veio o pedido, partindo destes jovens, para que se apresentassem gratuitamente na programação cultural da Secretária de Cultura da Prefeitura.
Depois de dois Festivais de Música Clássica em Teresópolis, promovidos pela Secretária liderada pelo secretário Wanderley Perez, e que provaram grande interesse da população, foi fácil organizar a primeira apresentação da Camerata. Dia 27/11/2010 ofereceu-se o ensaio aberto na Igreja Matriz, agradando com sua programação em cheio, imediatamente veio a proposta de realizar mais concertos. Dia 02/12/2010 na Casa da Cultura dentro do projeto "Consciência Ampla Cultural", dia 08/12/2010 na Praça Balthasar da Silveira abrindo o projeto "Um Sonho na Serra", e mais dia 23/12/2010 tambbém na mesma praça festejando a chegada do Natal. Depois das chuvas trágicas de janeiro de 2011, ofereceram gratuita presença musical na missa em homenagem ás vítimas, na Igreja de Santo Antônio.  Em 2011 foram realizados poucos concertos devido ao que sofreu a cidade com as chuvas de janeiro, mas contudo a Camerata realizou o concerto de abertura do III Festival de Música Clássica de Teresópolis no dia 09 de abril, concerto este marcado pela grande receptividade do público, que de forma entusiástica pediu 'bis'.
Depois de apresentar-se no neste festival a orquestra só voltou a tocar em dezembro na abertura do projeto da Secretária de Cultura chamado 'Natal em Teresópolis - Renovando as Esperanças', tocata que foi realizada na Praça Balthasar da Silveira no dia 10 e no Concerto de Gala realizado na Sala Maria Amélia de Rezende Martins - Pró-Arte dia 17 de dezembro com as participações da  grande pianista Sônia Maria Viera, que executou o Concerto em ré menor de Joseph Haydn e do soprano Gisele Diniz que fez a primeira audição da música 'Canção da Serra' (música Zdenek Svab e poema Wanderley Perez), além de executar algumas peças natalinas.

continua....